Tomaz Morais fala sobre liderança e motivação no rugby
A 5.ª edição da conferência de desporto da AAUE teve o rugby como tema. O campeonato europeu de rugby de sevens masculino e feminino, o treino funcional e a liderança e motivação no rugby foram os motes da conferência que decorreu no auditório da Universidade de Évora.
Sérgio Pereira, gestor desportivo dos SASUE abriu a conferência, mostrando-se orgulhoso pela realização do evento que este ano é dedicado ao rugby e que, em edições anteriores, já trouxe testemunhos do campeão olímpico Carlos Lopes e da campeã mundial de canoagem Beatriz Gomes, entre outros.
O Prof. Armando Raimundo, director do Proto-departamento de Desporto e Saúde, referiu que o rugby é uma forte aposta da Universidade de Évora, quer ao nível das modalidades da AAUE, quer ao nível das unidades curriculares do curso de Ciências do desporto.
Bruno Barracosa, presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), desafiou a UE a melhorar e reforçar as suas infra-estruturas desportivas, mostrando-se disponível para ajudar com diligências junto da Secretaria de Estado do Desporto, lançando ainda o repto para que os clubes abram portas ao desporto universitário, referindo ser importante a Câmara Municipal exercer pressão política junto dos clubes para que esse facto aconteça.
O Presidente da AAUE, Luís Rodrigues, salientou a importância da realização desta conferência desportiva, uma vez que para a AAUE a prática desportiva universitária é essencial quer ao nível da competição, onde tem obtido resultados, mas essencialmente para que os estudantes mantenham uma vida saudável.
O representante da Câmara Municipal de Évora, Natanael Vinha, deixou em aberto a possibilidade de se enquadrar o desporto da AAUE numa parceria com a Câmara, à imagem do que acontece com as outras associações desportivas da cidade.
O representante do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Nuno Texier, garantiu que as preocupações da AAUE têm chegado ao Secretário de Estado que dará resposta sempre que possível aos jovens.
O Prof. Rui Charneca, seleccionador feminino de sevens apresentou o trabalho feito na selecção feminina de rugby de sevens dizendo que a participação em jogos é o melhor treino e a melhor forma de saber se uma equipa está no caminho certo.
O Prof. Pedro Neto, seleccionador da equipa masculina de sevens falou do sucesso da equipa nacional, referindo que o mote para o oitavo título europeu (em dez edições) foi a palavra superação. Exemplo disso foi a forma como a equipa reagiu à inesperada derrota diante da Itália, vencendo no jogo seguinte a “grande” Inglaterra no jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares do torneio e a vitória heróica na final do europeu na “bola de jogo”, diante da Espanha.
O internacional português de rugby Eduardo Salgado que é igualmente estudante de Medicina testemunhou que para se chegar a certos patamares têm de se fazer muitos sacrifícios mas que compensam muito a nível desportivo e pessoal.
O Prof. Henrique Rocha transformou a sua intervenção num workshop sobre treino funcional, apresentando exercícios que desenvolvem determinada aptidão física com instrumentos que simulam situações de jogo.
O antigo seleccionador nacional de rugby e actual coordenador de todas as selecções da modalidade, Tomaz Morais, falou sobre motivação e liderança no rugby, alguns factores que terão levado os Lobos sob o seu comando a alcançar alguns dos maiores êxitos do rugby nacional como a conquista do Torneio das 6 Nações B e a participação no campeonato do mundo de 2007.
Para Tomaz Morais, “a liderança tem a ver com a acção prática daquilo que fazemos, frisando que o líder terá de viver e respirar para a sua equipa, não se sentindo acima dela. Terá de fazer parte da equipa vivendo da sua acção e não da sua posição”, acrescentou.
UEline