Resistência Equestre na Herdade da Mitra

RAIDE

A Herdade da Mitra recebeu nos dias 15 e 16 de fevereiro, um conjunto de provas da disciplina de resistência equestre (RAIDE), com destaque para as competições internacionais de CEI 2* e CEI 1* e o campeonato nacional de juniores e jovens cavaleiros de raides.

As provas contaram com a presença de 50 conjuntos portugueses e espanhóis, tendo a prova mais participada, CEI 2* 120 km, reunido 21 conjuntos.

A organização garantiu a qualidade do trajeto dos percursos bem como das suas marcações, com vigilância garantida por alunos da licenciatura de Ciências do Desporto da Universidade de Évora (António Porto, João Baleizão, José Mendes, André Freitas, João Serrano, Joaquim Vitorino, Sérgio Olivença, Soraia Ferreira e João Garcia), entre outros, que foi exaltada pelos participantes e público assistente.

As grelhas veterinárias também foram beneficiadas pelo “secretariado” de alunos do mestrado integrado de Medicina Veterinária da Universidade de Évora (Ana Maria Pinto, António Pinto, Gonçalo Caetano Silva, Inês Faustino, Joanne McMurray e Mafalda Raimundo Pardal).

Rodrigo Picão de Abreu, Gonçalo Picão de Abreu e Maria Murteira Fonseca, respetivamente com Xerife de Alcantara, Zorro de Alcantar e Baeta são os medalhados de ouro, prata e bronze do Campeonato Nacional de Juniores e Jovens Cavaleiros Open 2013. Sendo de realçar que o bronze coube a uma aluna da escola de equitação do Centro Equestre da Universidade de Évora. Veja os restantes resultados no ficheiro em anexo.

O RAIDE é uma competição contra-relógio que testa a velocidade e a resistência de um cavalo, bem como a capacidade do cavaleiro em fazer o seu cavalo passar por diversos obstáculos naturais e diversos tipos de solo.

O evento foi uma organização da CARE (Cavaleiros Associados de Resistência Equestre) com o apoio da Federação Equestre Portuguesa, da Universidade de Évora, da ZEA - Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda, da AHE (Associação Hípica Eborense) e do CEUE - Centro Equestre da Universidade de Évora.

Publicado em 19.02.2013