História

Em maio de 2001 foi criada a Comissão Instaladora da Licenciatura em Ciências da Actividade Física Humana, com a missão de coordenar a abertura deste ciclo de estudos no ano lectivo de 2001/2002.

Esta licenciatura iniciou o seu funcionamento com cerca de 30 alunos, marcando o arranque dos ensinos na área do Desporto e da Saúde na Universidade de Évora.

Em 2003, o Senado Universitário nomeou a Comissão Instaladora dos Ensinos na Área da Saúde e do Bem-Estar, com o objectivo de desenvolver outros ciclos de estudo nesta área.

Em 2005 iniciou a 1ª Edição do Mestrado em Saúde e Bem Estar das Pessoas Idosas, dando inicio aos ensinos de 2º ciclo nesta área na Universidade de Évora.

Em 2007 é finalmente criado o Departamento de Desporto e Saúde, integrando todos os ciclo de estudos de 1º e 2º ciclo nesta área de ensino.

O ano lectivo de 2007/08 marcou o arranque da licenciatura em Reabilitação Psicomotora, somando este curso à oferta de 1º ciclo do Departamento.

Em 2008/09 é iniciado o Curso de Especialização Tecnológica em Treino de Jovens Atletas, colmatando uma lacuna de oferta formativa especializada pós-secundária, e sendo o primeiro curso deste tipo no pais.

A oferta formativa foi sendo reforçada ao longo dos anos com diversos cursos de 2º ciclo, tal como o Mestrado em Treino Desportivo, Mestrado em Direcção e Gestão Desportiva ou o Mestrado em Psicomotricidade Relacional.

Ao longo destes anos o número de alunos aumentou de forma sustentada, encontrando-se actualmente em cerca de 300 estudantes.